Oncoradium de Imperatriz recebe novo especialista

Com intuito de melhorar o atendimento à população, a Oncoradium recebe mais um profissional no seu quadro de colaboradores. Desde o início do mês, o setor de Oncologia Clínica da empresa conta a experiência do Dr. Altierres de Arruda Rocha.

Altierres Rocha tem 29 anos e é natural de Bacabal – MA, cursou Medicina na UFMA de 2003 a 2008. Fez residência em Clínica Médica no Hospital Santa Marcelina em São Paulo capital de 2009 a 2010.  Em sequência fez residência em Oncologia Clínica no Hospital Albert Einstein, de 2011 a 2013, também na capital paulista. Durante a residência no Einstein devido a um convênio, Dr. Altierres adquiriu experiência no Hospital do câncer da USP e no MD Anderson Câncer Center que fica em Houston no Texas, no período de agosto e setembro de 2013.

Há pouco tempo em Imperatriz, Dr. Altierres fala das suas impressões e expectativas quanto a Oncoradium, achou “muito organizada, com ambiente agradável e equipe de funcionários com boa vontade. A clínica possui Radioterapia e Braquiterapia, que é um serviço que não se encontra em todo lugar, e isso é louvável. Estou bem animado”, conta.

O médico também ressalta a importância de se fazer o tratamento contra o câncer perto de casa. “Imperatriz é uma cidade maior no meio de uma região que não possui centros. Ela atende o sul do Pará, boa parte do Tocantins e o sul do Maranhão. As pessoas querem se tratar em outros estados, porém se o tratamento [de sua cidade] é semelhante deve ser feito perto do domicílio do paciente, pois é muito mais fácil devido o apoio familiar e por causa da própria cultura. Quando o paciente decide se tratar fora do seu estado, além do custo do tratamento, também terá outras despesas de suporte como aluguel e alimentação. Às vezes, algum familiar deixa de trabalhar e isso diminui a renda em casa. Então tratar em casa ou próximo dela é sempre a melhor opção”, afirma.

Dr. Altierres atende na Oncoradium de segunda a sexta-feira na Oncologia Clínica, setor de Quimioterapia cuidando dos pacientes internados junto com outros colegas médicos.

Dicas de Prevenção Contra o Câncer

Observe-se diáriamente

 A observação de nosso próprio corpo é essencial para o autoconhecimento e principalmente na descoberta de possíveis manchas, caroços e pintas anormais. Se olhar no espelho é um exercício indispensável.
No Brasil é comum o bronzeamente, pois é sinônimo de beleza, porém a alta exposição ao sol traz consequências graves para o corpo, em especial a pele, podendo causar câncer de pele.
Esteja sempre atento a qualquer mudança em sua pele, tais como:
- Alterações em pintas, como tamanho, cor e forma;
- Ferimentos que não cicatrizam, sangram e coçam;
- Caroços mais claros, que brilham ou causam coceiras;
- Caroços vermelhos que sangram;
- Manchas ressecadas, ásperas e vermelhas;
As pessoas de tons de pele claro e idosas tem maior probabilidade a ter câncer de pele. Use filtro solar sempre, inclusive no inverno, não se exponha ao sol no período de 10h as 16h. Evite o bronzeamento artificial.